quinta-feira, 19 de abril de 2012

Ações Sustentaveis

A Caixa Econômica Federal, como instituição financeira pública, está alinhada aos compromissos do governo federal na busca pelo desenvolvimento sustentável. Sua responsabilidade social e ambiental traduz-se em ações ligadas à redução do desmatamento, à eficiência energética e ao fomento às energias renováveis e à habitação sustentável. O portfólio de produtos e serviços da CAIXA, para projetos e atividades engajados ao desenvolvimento socioambiental, tem sido ampliado, assim como a inserção de critérios de sustentabilidade no crédito. A empresa tem ainda forte atuação no fomento ao desenvolvimento sustentável de cidades, tanto como banco comercial quanto como operador das políticas de desenvolvimento urbano do governo.

Crédito responsável - A CAIXA está hoje entre as melhores práticas bancárias, em relação à adoção de critérios de sustentabilidade, na concessão de crédito, por meio da análise da regularidade socioambiental de clientes e de projetos de investimentos.

Fundo socioambiental - O Fundo Socioambiental da CAIXA (FSA CAIXA) apoia financeiramente projetos e investimentos de caráter social e ambiental, por meio de recursos correspondentes a até 2% do lucro da empresa. O aporte do FSA CAIXA também pode ser associado a doações e repasses de outros fundos de entidades nacionais e internacionais, interessados em fomentar atividades e projetos socioambientais em parceria com a CAIXA.

Desenvolvimento de cidades sustentáveis - A CAIXA dispõe de diversos produtos e serviços, que promovem a qualidade do habitat e contribuem para a construção de cidades sustentáveis. O banco trabalha com o conceito de sustentabilidade dos empreendimentos, numa abordagem que integra os aspectos econômico-financeiros, físicos, culturais e socioambientais. Essa preocupação já está consolidada e incorporada aos programas de desenvolvimento urbano com que a CAIXA opera, especialmente os de saneamento e habitação social.

Construções sustentáveis - Como maior agente financeiro da habitação do país, a CAIXA desenvolve diversas ações, que buscam estimular construções mais sustentáveis, tais como: Selo Casa Azul CAIXA; implantação de sistemas de aquecimento solar; parcerias com instituições para a implantação de ações de eficiência energética; monitoramento do uso de madeiras em unidades financiadas; avaliação ambiental de terrenos com potencial de contaminação; investimento em saneamento ambiental; financiamento de intervenções viárias para a melhoria da mobilidade urbana; investimentos em infraestrutura; construção de agências sustentáveis; estímulo à redução de emissão de gases de efeito estufa; repasse de recursos da compensação ambiental e programa de despoluição de bacias hidrográficas, entre outros.

Produtos socioambientais – A CAIXA tem linhas de crédito destinadas ao financiamento de máquinas e equipamentos, para produção mais limpa, e aquecedor de água por energia solar. Tem também fundos que permitem ao investidor optar por aplicar em ações de empresas socialmente responsáveis. Além disso, a CAIXA realiza a gestão financeira do projeto que objetiva reduzir as atuais taxas de perda de biodiversidade (Probio).

Gestão ambiental nos processos internos - A CAIXA implementou importantes ações de educação corporativa, para desenvolver a cultura de sustentabilidade. Promove, por exemplo, ações de educação e sensibilização do público interno, tais como Agenda CAIXA para Sustentabilidade (instrumento que possibilita aos gestores e equipes planejar e praticar a responsabilidade social empresarial e o desenvolvimento sustentável); Projeto Carona Solidária (com o objetivo de reduzir a emissão de poluentes provenientes dos transportes); Quintas Ambientais (ciclo de palestras com o objetivo de disseminar

Um comentário:

  1. Como fazer uma escola sustentável
    Atitudes como combater o desperdício e consumir de forma consciente são bons caminhos para a preservação da natureza

    ResponderExcluir